Sedex – Como Funciona? Veja preços e até que horas entrega

O Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) é uma das mais conhecidas modalidades de entrega dos Correios, ela promete a entrega num prazo máximo de 5 dias independente da distância do destinatário. O serviço atende a todos os municípios brasileiros e tem a possibilidade de ser cobrado indenizações caso o pedido não chegue na data combinada.

No entanto, desde o surgimento da modalidade outras variantes do Sedex surgiram para complementar a gama de serviços. Em todos os casos, inclusive nas entregas internacionais é possível saber em que pé está a entrega ao realizar o rastreamento dos Correios.

sedex como funciona

Sedex 12

O Sedex 12 é o serviço para encomendas que precisem ser entregues até 12h do dia útil ao dia seguinte da postagem. No entanto, ela só funciona para localizações específicas, geralmente as grandes metrópoles como as capitais brasileiras.

Em caso de não ter pessoa para receber a entrega ela é feita novamente até as 12 horas do dia útil do dia seguinte, sendo somente 3 tentativas. Após isso ele fica como “Aviso de Tentativa de Entrega” e o pacote é devolvido juntamente com o ressarcimento completo do valor da postagem para o remetente.

Sedex 10

O Sedex-10 é a encomenda feita em que a entrega é feita até as 10h do dia seguinte (se for útil). O serviço também  só é feito para algumas localidades específicas que podem ser consultadas na simulação de pedidos dos Correios.

Caso não haja ninguém para receber a encomenda nas 3 tentativas de entrega  então o pedido é devolvido ao remetente. No entanto, o valor só é reembolsado caso haja atraso nas entregas.

Sedex Hoje

sedex correios como funcionaO Sedex Hoje são para as encomendas mais urgentes, mas para isso geralmente não podem ser muito pesadas. A entrega é feita somente no mesmo dia da postagem, mas é claro que dependendo da distância isso se torna impossível.

O serviço é mais usado entre empresas e comerciantes que precisem mandar correspondência dentro do mesmo estado ou cidade. Quando fazem parte da mesma localidade a postagem deve ser realizada até as 13 horas para que o serviço seja possível.

Já quando é preciso cruzar cidades e estados pede-se para que a postagem da encomenda aconteça até as 11 horas, caso contrário chegará somente no dia  seguinte.

São feitas 3 tentativas de entrega. Sendo que a primeira e a segunda são no dia da própria postagem e a terceira no dia útil seguinte a 2 tentativa (sábados não são inclusos como dias úteis).

Sedex a Cobrar

O Sedex a cobrar é o tipo de postagem em que a pessoa que recebe a encomenda deve pagar pelo envio. Por conta disso ela precisa ser sempre retirada na sede mais próxima ao endereço do destinatário.

Quando acontece atraso por parte dos Correios o ressarcimento do valor acontece diretamente no momento do pagamento do destinatário.

Sedex Mundi ou Mundi Documento

Para quem precisa enviar encomendas de produtos ou documentos para fora do Brasil deverá optar por esta categoria. São 13 países que participam da modalidade. Já os prazos são para o recebimento são bem maiores e variam conforme a cidade de destino.

Fique atento pois neste tipo d entrega a possibilidade de indenização caso haja atrasos precisa ser acordado diretamente no tempo ato da postagem. Você também tem maiores chances de ter o produto fiscalizado ou apreendido pela alfândega na Receita Federal, dependendo do que estiver enviando.

Como calcular o preço do Sedex

O valor das postagens via Sedex costumam ser mais caras que o serviço de postagem economia PAC. Para saber quanto vai custar sua postagem e qual é o prazo médio nos casos da sedex a cobrar e sedex mundi use o seguinte link para calcular:

Não sabe qual é o CEP para postagem em outros países? Clique aqui para conferir.

descobrir meu cep

Valor de indenização cobrada por atraso

  • 10% do valor do frete para 1 dia de atraso
  • 20% do valor do frete para 2 dias de atraso
  • 30% do valor do frete a partir de 3 dias de atraso

Este valor pode ser cobrado no caso de atraso na entrega das encomendas. No entanto, em algumas categoria precisam ser confirmadas no momento da postagem.